Calouros são recebidos com apresentação dos coordenadores da UNIRB
Clique aqui para visualizar
Ontem (21), no auditório da UNIRB, os calouros foram recebidos para início do semestre com apresentação dos coordenadores e visita as instalações da instituição. O objetivo do encontro foi dar as boas-vindas aos alunos e orientá-los sobre todos os processos que regem a vida acadêmica durante cada semestre. Entusiasmados, os estudantes ganharam brindes e conheceram um pouco de cada curso através do seus coordenadores durante a visita.
I Sarau de Psicologia abre o início do semestre com arte
Clique aqui para visualizar
Ontem (15), o I Sarau de Psicologia da UNIRB abriu o semestre 2017.2 com muita dança, música e poesia, no auditório da instituição. O objetivo do encontro de integrar todos os alunos do curso e a comunidade acadêmica por meio da arte, trouxe muito entusiasmo para o início das aulas. No evento foram apresentadas canções, interpretadas pelos estudantes, recital de poesias, performances teatrais e dança, estimulando a criatividade e possibilitando a reflexão sobre temas atuais.
Para a coordenadora do curso de Psicologia da UNIRB, Jaqueline Vitoriano, a iniciativa dos estudantes foi muito positiva. “Através da criatividade, muitos alunos do curso puderam mostrar seus talentos e vencer as barreiras da timidez. “É muito importante para nossa profissão trazer aquilo que somos no dia a dia. Essa essência é a matéria-prima para lidar com o outro. Quanto mais entramos em contato com o meio que vivemos, seja por meio da terapia, da reflexão, da arte, encontramos um equilíbrio”, explica.
Ariane Pinheiro, aluna de Psicologia do 5º semestre, acredita que produzir e atuar no sarau junto com seus colegas foi uma forma criativa de dizer para os futuros psicólogos, que as habilidades artísticas podem ajudar também no processo de cura dos seus pacientes. “É muito bom usar a arte em favor da psicologia. O lúdico como nova prática de tratamento torna qualquer procedimento mais leve e prazeroso.” O sarau abordou ainda temas como a espiritualidade, diversidade de gênero e tipos de comportamentos.
Foto e texto: Samila Porto
UNIRB apoia evento da OAB-BA
Clique aqui para visualizar
Nos dias 2,3, e 4 de agosto, a UNIRB apoiou o II Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, no Hotel Sheraton, em Salvador. O evento é uma realização do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB-BA e tem como público-alvo jovens advogados. Com o tema “Empreendedorismo Jurídico, Garantias Profissionais e o Exercício da Advocacia”, o evento contou com painéis temáticos, palestras e workshops em sua programação científica, transmitindo conhecimento aos advogados em início de carreira e ensejando o conhecimento do empreendedorismo nas diversas especialidades jurídicas.
Alunos de Direito da UNIRB e o coordenador do curso, Josafá Coelho, estiveram presentes no encontro que tem o intuito de proporcionar ao jovem advogado uma visão mais realista da sua profissão, criando perspectivas para o mercado de trabalho, através de discussões sobre temas atuais e debates com palestrantes de renome nacional, promovendo a integração dos jovens advogados de toda a Bahia, bem como fomentar as relações entre os Jovens Advogados e a OAB, como meio de integração e fortalecimento da profissão e do Conselho Profissional.
Entre os nomes da área jurídica, marcaram presença Fernando Santana (BA), Jorge Hélio (CE), Henrique Neves (DF), Felipe Santa Cruz (RJ), Fabrício de Castro Oliveira (BA), Letícia Lins e Silva (RJ), Flávia Rahal Bresser Pereira (SP) e Luiz Gabriel Batista Neves Neves (BA). O encontro realça uma luta de fortalecimento da classe, uma vez que objetiva saudar a profissão, a participação da jovem advocacia permitindo um reconhecimento da importância do advogado para a sociedade e justiça.
O evento foi realizado nos salões de auditório do Hotel Sheraton e no foyer, onde ocorreram palestras, mesas redondas para debates e colégio de presidentes de Comissões do Jovem Advogados das Subseções da OAB do Nordeste. Simultaneamente aos eventos, ocorreu a 1ª Feira de Negócios Jurídicos da Bahia, com stand de empresas que prestam serviços aos advogados. Estavam presentes representantes de todos os estados do Nordeste e de alguns estados das outras regiões do país, membros do Conselho Federal da OAB-Bahia, representantes das subseções da OAB-Bahia.
PROUNI abre inscrições para vagas remanescentes
Clique aqui para visualizar
Nas bolsas remanescentes do processo seletivo do PROUNI, referente ao segundo semestre de 2017, são ofertadas bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.
Podem se inscrever:
1.o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a partir da edição de 2010, que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média aritmética das notas nas provas objetivas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação;
2.ou o professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
As inscrições para alunos NÃO MATRICULADOS vão de 31/07/17 a 25/08/17. Clique aqui e se inscreva:
Alunas de Cosméticae Estética têm pôster aprovado em Congresso Internacional
Clique aqui para visualizar
As alunas do primeiro semestre do curso de bacharelado em Estética e Cosmética da UNIRB, tiveram pôster aprovado para apresentação no 25º Congresso Científico Internacional de Estética, no Anhembi, São Paulo. O encontro acontece nos dias 3 a 6 de agosto, sendo o maior evento de Estética da América Latina.
Com o tema “Efeitos da Terapia Manual em Pacientes com Enxaqueca: um ponto de vista da sustentabilidade”, o pôster foi elaborado pela equipe composta por Ludjane Barreto, Lívia Angélica da Silva, Luana Rodrigues, Juliana dos Santos e Érica Oliveira, que através de pesquisas em vários artigos científicos e dividindo o pôster em tópicos, buscaram um melhor entendimento do tema. O grupo foi orientado pelo profº Victor Arnaut, que ministra a disciplina Recursos Manuais, na instituição.
A atividade foge do modelo convencional de aprendizado com provas, e promove a potencialidade do aluno, trazendo sua participação ativa na construção do seu conhecimento acadêmico através de pesquisas científicas. Para Lívia Angélica, aluna do 1º semestre, aprovada no Congresso, essa é uma grande oportunidade para todas adquirirem experiência. “O evento é a chance que temos de mostrar para as pessoas que forem alcançadas pelas informações expostas no nosso pôster, que os resultados da pesquisa foram positivos”, revela.
O profº Victor Arnaut, acredita que apresentar um trabalho, em um congresso de grande visibilidade, confere pontos ao currículo lattes e vitae do estudante, e consequentemente, todos os benefícios oriundos dessa apresentação, tais como: pontuação em seleções de mestrado e concursos públicos ou privados. “Desde que esse modelo de AV3 entrou em vigor na UNIRB, percebemos que a cada semestre os trabalhos têm se tornado bem mais elaborados, o que evidência uma boa evolução dos nossos alunos”, afirma.
Seminário discute sobre ética profissional na UNIRB
Clique aqui para visualizar
Ontem (03), no auditório da UNIRB, alunos e professores participaram do 1º Seminário sobre Postura Ética dos Profissionais de Saúde. O evento proposto pela disciplina Seminário de Pesquisa, ministrada pelo Profº Basilon Carvalho, contou com a presença dos palestrantes Cristina Haanwinckel, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIRB, Gabriela Reis, Assistente Social e a fonoaudióloga, Cristiane Oliveira. O encontro foi aberto a alunos de todos os cursos para discutir sobre a temática da postura ética dos profissionais de saúde, como os médicos veterinários, fonoaudiólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
Assista o vídeo e fique por dentro de tudo sobre a rematrícula do PROUNI.
Clique aqui para visualizar
Alunos de Educação Física realizam Arraiá na UNIRB
Clique aqui para visualizar
Nesta quarta-feira (21), os alunos de Educação Física do matutino e noturno com o apoio da UNIRB, realizaram na quadra superior da instituição, uma festa junina em comemoração ao fim do semestre, com barraca de mensagens, brincadeiras, comidas típicas, música e quadrilha. Com o intuito de promover uma ação solidária, o evento também arrecadou alimentos que serão doados para Casa de Repouso em Tubarão, Paripe.
Para Fernanda Rocha, professora do curso de educação física e idealizadora do evento, a festa cresceu e aderiu alunos de todos os cursos, sendo um momento de integração e troca de energias. “O encontro valoriza, estimula e injeta mais energia nas relações. A socialização, a integração, num momento desses, as pessoas que estão distantes se aproximam, as pessoas que estão mais próximas curtem juntas”, afirma.
Vanusa Oliveira, aluna do terceiro semestre de licenciatura em educação física, fez parte da organização do evento e conta que foi uma oportunidade de unir os alunos do curso. “Foi bom participar da organização, por está junto com alunos de outros semestres e ter essa interação para fechar o semestre”, conta.
Curso de Serviço Social discute ética profissional no campo de estágio
Clique aqui para visualizar
No último sábado (17), o curso de Serviço Social promoveu no auditório da UNIRB, uma roda de conversa para refletir sobre ética, juntamente com o código de ética da profissão. O encontro contou com a presença de vários professores do curso e dos alunos que relataram suas experiências no campo de estágio.
Durante o evento, a ética profissional foi vista como parte da filosofia que se dedica aos estudos dos valores morais e princípios ideais no comportamento social. Para a aluna, Jamile Almeida, do semestre 5º semestre de Serviço Social, o estágio permitiu que se tornasse um outra pessoa depois das novas experiências. “Precisamos entender o que há por traz de toda realidade que envolve aquele sujeito. A ética para mim é uma desconstrução. Precisamos descontruir todos os nossos conceitos morais para não interferir no fazer ético”, revela.
A professora Joelma Souza, que ministra a disciplina Estágio Supervisionado I, acredita que não nascemos éticos e sim, nos tornamos éticos. “Temos que usar a ética não para a gente, mas para o outro. Usar para um bom convívio, abrindo mão dos nossos desejos particulares em troca do zelo pelo outro. Assim é a ética do Serviço Social, ter um compromisso com o outro”, afirma.
De forma unânime os participantes do debate acreditam que através da ética é que se pratica o respeito aos demais. Para a coordenadora do curso de Serviço Social, Lúcia Couto, atitudes inadequadas podem com certeza afetar o desempenho e a reputação de um profissional.” Fico muito feliz em ver a participação e comprometimento dos nossos alunos em abordar um tema como esse. Vejo através da exposição das nossas alunas que estão entendo nossa proposta pedagógica e colocando em prática tudo que aprenderam aqui”, conta.