Artigos científicos dos alunos de Odontologia são apresentados em evento do CRO-BA
Clique aqui para visualizar
Nos dias 20 e 21, os alunos Antônio Gabriel Souza, Romário Mendes, Iêza Caroline Rocha e Ana Caroline Novaes, todos do 5° semestre do curso de Odontologia da UNIRB, apresentaram artigos científicos no encontro “Enfim, formado. Na era Digital!”, do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), em Salvador. O objetivo do evento foi apresentar o papel do conselho, o código de ética e outras áreas de atuação do cirurgião-dentista, principalmente, na era digital.
O trabalho dos alunos intitulado de “Uso de Placas Oclusais no Tratamento das Disfunções Temporomandibulares” e “Marketing Odontológico na Rede Social e o Código de Ética Odontológico” foram construídos e orientados durante as aulas dos professores Ricardo Silva, na disciplina Saúde Coletiva I e Carla Reis, na disciplina Oclusão. Para o aluno Antônio Gabriel Souza, a sua participação com os colegas foi muito proveitosa e esclarecedora. “O evento nos possibilitou ter mais experiência com a apresentação de trabalho científico e nos deixou ciente das diversas possibilidades de atuação do profissional de Odontologia”, afirma.
Curso de Psicologia entrega doações ao Lar Vida
Clique aqui para visualizar
Ontem (19), a coordenadora Jaqueline Vitoriano e os alunos de Psicologia visitaram o Lar VIDA- Instituição Beneficente de Valorização Individual do Deficiente Anônimo, no bairro do Novo Marotinho, em Salvador, para entregar os alimentos arrecadados em um evento do curso. A ação teve o intuito de colaborar com as atividades da entidade e minimizar as dificuldades enfrentadas.
No encontro, as crianças atendidas pela instituição receberam os alunos e as doações com muito entusiasmo. A instituição foi fundada há 32 anos pela Cristina Caldas, que através da adoção de uma criança autista, percebeu que as crianças com algum tipo de deficiência não eram desejadas na escolha para adoção, por muitos casais. Entre crianças, adolescentes e adultos são atendidos 108 pacientes, que tem à disposição os serviços de Fisioterapia com equoterapia, psicologia, serviço social, enfermagem e apoio pedagógico.
As crianças atendidas no Lar Vida são encaminhadas pelo serviço social do Juizado da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar e Ministério Público, todas com algum tipo de deficiência física ou mental, como paralisia cerebral, retardo mental, microcefalia ou má formação. A terapeuta Ocupacional, Ester Pires, já atua na instituição há 23 anos e ver o avanço dos pacientes diariamente. “Cada indivíduo que chega e através da triagem tem condições de participar da terapia, buscamos desenvolver atividades que estimulem a independência social de cada um, possibilitando até uma inserção no mercado de trabalho”, revela.
Para ajudar a instituição as doações podem ser feitas na sede da instituição no endereço: Av. Aliomar Baleeiro, s/n- Novo Marotinho, Salvador. CEP:41388-005. Horário de Funcionamento: 10h às 11h30 e as 15h às 17h.Telefone: (71) 3393-3342 ou através da conta bancária: Banco ITAU AG. 1510 C/C 36213-8.
Aluna de Nutrição apresenta TCC em Simpósio de Inovação na Indústria de Alimentos
Clique aqui para visualizar
Nos dias 16 e 17/10, a aluna do 8° semestre do curso de Nutrição da UNIRB, Luciene Pinto, apresentou no V Simpósio de Inovação na Indústria de Alimentos, no Senai Cimatec, o resumo do trabalho de conclusão de curso intitulado de “Influência da temperatura de armazenamento na degradação da vitamina C na acerola e em produtos derivados desse fruto", sob orientação da Prof° Mabel Lago. O evento teve o intuito de proporcionar por meio de palestras e minicursos, informações sobre inovação, tecnologias, tendências de mercado e canais de comercialização da área de Alimentos e Bebidas.
Aos professores o nosso muito obrigado pela dedicação em todos os semestres.
Clique aqui para visualizar
.
UNIRB faz parceria com o Projeto Avançar em comemoração Dia das Crianças
Clique aqui para visualizar
Em parceria com o “Projeto Avançar” situado no Bairro da Paz, em Salvador, a UNIRB na última quarta-feira (11), promoveu atividades recreativas junto com os alunos de Educação Física, Gastronomia e Serviço Social para todos do projeto. As crianças participaram de brincadeiras como amarelinha, pula corda, basquete, pintura facial, pula-pula, entre outras. Além de saborear lanches feitos com muito carinho pelos alunos de gastronomia.
O “Projeto Avançar” é uma inciativa da Santa Casa da Bahia que atende cerca de 800 crianças com faixa etária entre 2 a 5 anos, em sete Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo seis no bairro da Paz e um no bairro de Nazaré (Pupileira). As crianças assistidas têm acesso à educação em período integral, 4 refeições diárias, acompanhamento pedagógico, nutricional, atendimento odontológico e com o apoio da UNIRB acompanhamento psicológico.
Durante as recreações a Eloá Santana, 07 anos, muito eufórica com as brincadeiras se diz emocionada com tanta coisa boa acontecendo em um dia só. “Durante a semana faço parte do coral, que é muito divertido, mas hoje está sendo especial, muita brincadeira e lanches que a gente gosta. Estou muito feliz!”, revela.
Para a coordenadora de Projetos Comunitários do Projeto Avançar, Martha Verônica da Silva, o intuito dessa ação é promover no Dia das Crianças atividades lúdicas que estimulem a criatividade e atividade física. “Aqui no Projeto as crianças têm acesso a várias oficinas e cursos profissionalizantes. Hoje, está sendo um dia mais voltado para as brincadeiras, música e lanches em comemoração ao dia das crianças, o que deixa todos muito felizes”, afirma.
Feira de Saúde no Cabula VI recebe alunos de Odontologia da UNIRB
Clique aqui para visualizar
Nos dias 10 e 11/10, alunos do curso de Odontologia da UNIRB participaram da Feira da Saúde na Escola Municipal do Alto Da Cachoeirinha Nelson Maleiro, no Cabula VI, em parceria com a Unidade de Saúde da Família do bairro. Com intuito de conscientizar os pais sobre a higienização bucal, a feira mostrou a importância do monitoramento das crianças na hora da escovação dos dentes e alguns comportamentos que prejudicam o desenvolvimento do formato dos dentes e seus ossos. As ações buscaram atingir um grande público que muitas vezes não tem acesso ao serviço de saúde bucal.
Com o escovódromo e stands com imagens e réplicas da arcada dentária, os alunos foram explicando aos pais presentes a importância do cuidado com o desenvolvimento dos dentes na infância. Para a aluna Sandy Menezes, 7° semestre do curso de Odontologia, é muito importante que as crianças e seus pais tenham acesso a informação sobre higienização bucal para melhorar seus hábitos. “Desde a alimentação até a escovação, tudo influencia no desenvolvimento da criança. Essa iniciativa mostra o quanto precisamos estar atentos em divulgar boas práticas para a saúde desses pequenininhos”, explica.
A coordenadora do curso de Odontologia, Simone Tosta, e os professores que acompanharam os acadêmicos durante as ações, acreditam que essa experiência prática promove a conscientização social e ensina como lidar com o público. O Prof° Ricardo Araújo, que leciona as disciplinas de Estágio e Saúde Coletiva I e II, explica que essas atividades extraclasse buscam estimular os alunos no planejamento estratégico de atuação para um público em coletivo, com atendimento individual, a fim de fazer um levantamento epidemiológico, identificando as doenças da cavidade bucal, como cárie, periodontal e mal oclusão. “A criança não tem muito a noção das questões de higiene, e cabe aos pais ter esse cuidado, entendendo que as crianças precisam ser acompanhadas no processo de assepsia bucal”, afirma.
A atuação dos estudantes foi elogiada por integrantes do serviço municipal de saúde do bairro, estimulando os acadêmicos a buscarem a melhor formação prática do curso. Os futuros cirurgiões-dentistas participantes, de forma lúdica atraíram as crianças e mostraram que é preciso cuidar dos dentes desde pequenos.
FIES abre inscrições para as vagas remanescentes 2017.2
Clique aqui para visualizar
Clique aqui e faça sua inscrição!
Alunos da UNIRB debatem sobre os benefícios da tecnologia na prática fisioterapêutica
Clique aqui para visualizar
No último sábado (16), no auditório da UNIRB, o seminário em “Fisioterapia e Tecnologias em saúde” abordou temas voltados para novas práticas terapêuticas com o uso da tecnologia. Com o intuito de apresentar aos alunos de Fisioterapia e áreas afins como é amplo o campo de atuação no mercado, através das inovações tecnológicas.
No encontro, a palestra “Aspectos Éticos da Fisioterapia”, ministrada pela Profª Ana Paula Geitenes, abriu o seminário mostrando como o código de ética e o conselho que regulamenta a profissão, enxergam algumas práticas que podem prejudicar no processo de reabilitação do paciente e uma boa conduta do especialista. Como forma de ajudar o avanço no tratamento de indíviduos que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), a palestra “Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tratamento de pós AVC”, apresentada pelo Prof° Rafael Jardim, trouxe uma abordagem diferente para recuperação de estímulos psicomotores dos indivíduos que perderam movimentos dos membros.
Durante o evento, os acadêmicos ainda tiveram a oportunidade de conhecer uma inovação na área, através da palestra ministrada pelo Prof° Diego Rabelo, “Fisioterapia baseada em evidências”, que acredita em técnicas da Fisioterapia que em estudo provam sua eficácia fisioterapêutica, para cada caso especificamente. Para Rabelo, trabalhar com evidências é diminuir o tempo de tratamento e permitir que o indivíduo obtenha êxito em todo o processo. “Trabalhar com técnicas em evidência é ganhar tempo para tratar outros pacientes com sucesso ao longo do tratamento. Trazendo mais qualidade de vida não só para o paciente que tem um tratamento adequado e no tempo conveniente, mas para o profissional de fisioterapia que ganha mais com outros atendimentos”, relata.
Ainda falando sobre novas práticas, a Profª Elisângela Dias, apresentou aos ouvintes os novos tratamentos da Neuropediatria, como PediaSuit, AdeliSuit e TheraSuit. Para surpresa de muitos, o Prof° Gabriel Matheus trouxe para debate estudos que comprovam que a religiosidade pode ajudar na reabilitação do paciente, trazendo a fé como aliada aos procedimentos fisioterapêuticos. O Prof° Cássio Santiago apresentou na palestra “Podoposturologia: qual a importância de avaliá-las nas atividades físicas?”, todos os cuidados precisos para que os pés sejam associados aos cuidados da postura corporal. “Entender que o calçado influencia na sua postural corporal é muito importante pois, se o tênis não for adequado ao seu tipo de pisada pode agravar mais ainda as dores musculares e da coluna”, afirma.
Concluindo o ciclo de palestras, o Prof° Victor Arnaut explicou para os futuros fisioterapeutas um assunto relevante para o mundo dos esportes, a temática das “Condições ambientais e climáticas no desempenho esportivo” mostrando as diferenças de Hipotermia e Hipertemia, além das consequências e tratamentos usados. No evento foram apresentados os componentes da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (LAFIGG) e a Liga Acadêmica de Fisioterapia Desportiva (LAFIDES) da instituição.
Wallace Lima, referência dos princípios quânticos no Brasil lota auditório na UNIRB
Clique aqui para visualizar
Na última sexta-feira (01), a UNIRB recebeu no teatro da instituição, o Profº Wallace Liima, que ministrou a palestra “A incrível máquina de criar realidades: como usar o seu cérebro para criar um novo eu”, que faz parte da sua turnê, Caravana Quântica. Autor de vários livros, como “Pontos de Mutação na Saúde” e os “Princípios Quânticos no cotidiano”, o estudioso revelou os benefícios de se ter um equilíbrio mental em prol da saúde.
O evento reuniu estudantes de todos os cursos, em especial de Psicologia, que lotou o teatro. No encontro, o palestrante trouxe várias formas de como viver bem em um ambiente de violência e prosperidade financeira. Segundo Wallace, à medida que as pessoas dão atenção a coisas negativas, trazem consigo um ambiente de stress e um corpo cheio de substâncias. “Um corpo cheio de cortisol e adrenalina não aguenta cargas de stress, o sistema imunológico fica mais fraco, o sistema endócrino e digestivo mais falho e assim por diante, fazendo com que as energias venham para extremidades impossibilitando autodefesa”, explica.
A coordenação de psicologia com objetivo de alinhar saúde e bem estar, ainda promoveu uma ação solidária ao pedir o público-alvo que trouxesse um quilo de alimento não perecível para doar ao “Projeto Crescer” pois, para o profº Wallace quando se faz o bem e coisas que se gosta, o corpo reage de forma positiva e mais leve.
Autor de vários livros, Cristiano Nabuco alerta sobre o uso excessivo da tecnologia
Clique aqui para visualizar
Na última sexta-feira (25), a UNIRB recebeu no auditório da instituição, o psicólogo Cristiano Nabuco, doutor em psiquiatria pela Universidade do Minho (Portugal) e Pós-Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para ministrar a palestra “O uso abusivo de tecnologia e os efeitos sobre o comportamento humano”, em comemoração ao dia do psicólogo, 27 de agosto.
Autor de vários livros, como “Psicologia do Cotidiano” e “Vivendo esse mundo digital”, Nabuco trouxe aos alunos de Psicologia e docentes da instituição, a reflexão sobre os riscos dos transtornos ligados ao uso da tecnologia e análise do comportamento da sociedade diante desses recursos. “A internet possibilita os jovens de certa formar, a controlar melhor a imagem que gostariam de ter. O indivíduo desenvolve o que chamamos de personalidade eletrônica, uma imagem mais conveniente aos seus anseios”, afirma Cristiano.
No encontro, Nabuco trouxe relatos de pacientes que pediram ajuda por não conseguirem mais viver sem o uso da tecnologia, e para surpresa dos ouvintes, segundo o estudioso, não existe limite de idade para ser dependente dos meios eletrônicos. Explicando que todos que passam mais de 8 horas do seu dia presos à internet precisam ser acompanhados. O uso excessivo pode acarretar a síndrome do olho seco, dores nas articulações, redução em até 20% da melatonina pela exposição a luz emitida pelo monitor, sono cortado e até os transtornos da personalidade narcisista.
Ao final do evento, alunos e professores participaram do debate para que pudessem fazer perguntas e sanar algumas dúvidas. A palestra arrecadou alimentos não perecíveis para instituições de caridade e possibilitou a compra dos livros do palestrante na entrada do auditório, que estava lotado.
Foto e Texto: Samila Porto