Perguntas Frequentes

Prezado estudante,

Para ajudá-lo a esclarecer possíveis dúvidas sobre alguns serviços e benefícios oferecidos pela UNIRB, desenvolvemos a nossa Central das Perguntas Mais Frequentes. Para dúvidas que não estejam disponíveis aqui, por favor, entre em contato conosco pelo telefone: (71) 3368-8300.

 

 

Institucional

Onde a Rede UNIRB está presente?

A Faculdade Regional da Bahia – UNIRB foi fundada no ano de 2002 em Salvador e atualmente conta com dez unidades espalhadas pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Piauí, mediante suas Faculdades: Faculdade Regional da Bahia (FARB/UNIRB Salvador), Faculdade Castro Alves (Salvador), Faculdade Regional de Alagoinhas (FARAL/Alagoinhas), Faculdade Regional da Bahia (Feira de Santana FARB), Faculdade João Calvino (FARB/ Barreiras), Faculdade Serigy (Aracaju), Faculdade Brasileira de Tecnologia – FBT (Aracaju), Centro de Ensino Arcanjo Mikael de Arapiraca – CESAMA (Arapiraca/Alagoas), Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas – IBESA (Maceió) e a UNIRB Parnaíba (Piauí).

Quais as opções de curso que a Rede UNIRB oferece?

Disponibilizamos mais de 100 opções de cursos em todas as áreas do conhecimento. Para mais informações acesse o site da unidade mais próxima da sua cidade.

Acadêmico

Qual horário de funcionamento da Secretaria Acadêmica / Atendimento ao Aluno?

De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 17h às 21h; aos sábados das 7h às 12h.

Quais as formas de ingresso?

Vestibular tradicional, ENEM, Matrícula Especial, Transferência Externa e Certidão de Estudos.

Quais os documentos necessários para o candidato ingressar na UNIRB após aprovação no Processo Seletivo (vestibular)?

Documentos do Candidato

• Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio – 2º Grau – (original e cópia)

• Cédula de identidade (original e cópia)

• CPF (original e cópia)

• Certidão de nascimento ou casamento, legível e sem rasuras (original e cópia)

• Título de eleitor com comprovante de votação (original e cópia).

• Prova de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino)

• Comprovante de residência

• 2 fotos 3×4


Documentos do Fiador

• Cédula de Identidade (original e cópia)

• CPF (original e cópia)

• Comprovante de residência

• Comprovante de renda

Quais os documentos necessários para transferência externa?

Documentos do Candidato

•Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio – 2º Grau- (original e cópia)

• Cédula de Identidade (original e cópia)

• CPF (original e cópia)

• Certidão de nascimento ou casamento, legível e sem rasuras (original e cópia).

• Título de eleitor com comprovante de votação (original e cópia)

• Prova de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino)

• Comprovante de residência (original e cópia)

• 02 fotos 3×4


Documentos do Fiador

• Cédula de Identidade (original e cópia)

• CPF (original e cópia)

• Comprovante de residência

• Comprovante de renda

Quais documentos necessários para o processo de transferência externa e matrícula especial (Portador de Diploma)


Documentos exigidos (cópias e originais)

• Atestado de vínculo da IES de origem, no período vigente à transferência (apenas para transferência externa)

• Atestado de adimplência – regularidade financeira (apenas para transferência externa)

• Histórico escolar do Ensino Médio com certificado de conclusão do curso (Supletivo ou CPA – somente original)

• Histórico escolar da IES de origem

• Grade curricular original do curso de origem

• Programas das disciplinas (ementas aprovadas, com carga horária e conteúdo programático, assinadas pela IES)

• Diploma de nível superior (apenas para matrícula especial)

• RG, CPF, título de eleitor com comprovante de votação

• Prova de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino)

• Comprovante de residência

• Comprovante de renda

O que é reingresso?



Reingresso é o retorno do aluno que efetuou matrícula na IES e que está sem efetuar a rematrícula por até quatro semestres.

Como faço segunda chamada de avaliação de uma disciplina?



O aluno que não realizou a avaliação regular da unidade, deverá solicitar no atendimento ao aluno a 2ª chamada, através de protocolo, anexando o comprovante do pagamento da taxa específica.

Como fazer transferência de curso?



O aluno deverá solicitar via protocolo, no atendimento ao aluno, a “transferência interna de curso”, que será analisada pela coordenação do curso pretendido e pelo setor financeiro (verificação de vínculos e programas).

Como posso solicitar um documento acadêmico (atestado, declaração, histórico etc.)?

No setor de atendimento ao aluno, via protocolo.

Como realizar a matrícula semestral?

No período divulgado no calendário acadêmico, o aluno deverá comparecer ao setor financeiro para realizar a matrícula financeira e posteriormente ao setor de matrícula acadêmica para conclusão do processo e entrega do contrato de prestação de serviços.

Como solicito o meu diploma?

Após colação de grau, em formulário próprio, no Setor de Atendimento ao Aluno.

Como funciona o serviço de atividade domiciliar para gestantes?


Normalmente a solicitação deve ser feita a partir do parto. Durante a gestação a aluna cumprirá a carga horária igual a qualquer outro estudante.


A aluna deverá protocolar o pedido de atividade domiciliar, apresentando relatório médico para ser analisado pela coordenação do curso, que fará o procedimento específico conforme o regulamento de atividade domiciliar.


A duração da atividade domiciliar é de 90 dias (tempo de afastamento da aluna regulamentado por lei).

As provas de qualquer aluno em atividade domiciliar são substituídas por banca examinadora ao final do período de afastamento, conforme consta no regulamento de atividade domiciliar que o aluno recebe quando é confirmado o afastamento.


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