UNIRB SALVADOR UNIRB ALAGOINAS UNIRB/FARB UNIRB/SERIGY UNIRB/ATLÂNTICO
Portal Acadêmico: Siga-nos:
   A UNIRB - NOTÍCIAS

1/6/2009 - Unirb realiza segunda edição da Feira de Saúde da mulher

Em parceria com o Distrito Sanitário da Boca do Rio, a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), realizou nessa quinta-feira (28), nas quadras de esporte na Boca do Rio, a Feira de Saúde da Mulher. O evento teve como objetivo oferecer atendimentos gratuitos que pudessem proporcionar uma melhora na vida e saúde feminina. Estavam presentes no evento o Diretor Geral da UNIRB, Dr. Carlos Joel, o vereador Sandoval Guimarães, a Diretora Acadêmica Sara Borges, além de professores e coordenadores dos cursos da instituição.

Foram mais de mil atendimentos realizados pelos agentes municipais e alunos dos cursos de saúde, onde foram oferecidos os serviços de teste de glicose, aferição de pressão arterial, avaliação postural, eletro-cardiograma, avaliação de índice de massa corpórea e atividades físicas, além da saúde bucal onde as crianças puderam aprender a técnica correta de escovação dental. “De uma forma multidisciplinar, as atividades desenvolvidas trouxeram à comunidade a oportunidade de receber orientações sobre prevenção e promoção de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. As atividades de saúde bucal desenvolvidas - escovação supervisionada e entrega de escovas- mostraram por sua vez, a preocupação que a Unirb tem em trazer para a sociedade possibilidades de melhoria dos índices de saúde odontológica”, afirma a coordenadora do curso de Odontologia, Maria do Carmo.

A iniciativa possibilitou a interação dos alunos da UNIRB com a população, permitindo que pudessem dar os primeiros passos nas futuras profissões. Para o estudante de Enfermagem, Jucivaldo Ferreira, 21 anos, eventos com essa proposta são oportunidades de colocar em prática o que foi apresentado pelos professores, levando a aprendizagem além da sala de aula. “É muito importante para a formação, o clima é diferente da clínica hospitalar, existe um contato maior com a população e é necessário que os atendimentos sejam realizados com maior rapidez” revela.

A carência de serviços como os de saúde e judiciário são problemas para os moradores, obrigados a se deslocarem para o centro da cidade em busca de atendimento, muitas vezes sem sucesso. “Não temos médicos para fazer esse tipo de atendimento, geralmente levamos dois meses para fazer um consulta. É muito difícil fazer esses tipos de exames, já aqui fazemos rapidinho”, desabafa a aposentada, Lidiomar Duarte, 66 anos, que aproveitou para elogiar a iniciativa da UNIRB “Foi muito proveitoso, pois nunca aconteceu um evento desse tipo para os moradores do bairro”, comenta.

Nair dos Santos, 65 anos, aposentada, é mais uma moradora que se encontra nessa situação, sem condições financeiras para contratar um advogado, viu na feira a oportunidade de tirar algumas dúvidas com o Núcleo de prática Jurídica da UNIRB. “Ótimo, muito bom o atendimento, com fé em Deus vou conseguir resolver tudo, ela me deu tudo anotadinho”, comemora.
A UNIRB possui Núcleos de Prática Jurídica, Clínica Escola de Fisioterapia e Nutrição que atendem gratuitamente a população.

Mais informações:

•Clínica Escola de Fisioterapia
Endereço: Av. 7 de Setembro, n°. 1105, Mercês/Politeama – Shopping Orixás Center.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 07h às 12h

•Clínica Escola de Nutrição
Endereço: Av. 7 de Setembro, n°. 1105, Mercês/Politeama - Shopping Orixás Center.
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 07h às 11h.

•Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)
Endereço: Av. Tamburugy, 474 -Patamares - Salvador/BA (UNIRB).
Horário de Funcionamento: Terça-feira, das 15h às 17h30 e aos sábados, das 07h às 10h30.