NUTRIÇÃO


O Curso de Graduação de Nutrição da UNIRB foi concebido em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (parecer CNE/CES 1.1133/2001) apresentando uma visão generalística, humanística e crítica, objetivando a formação de profissionais éticos, responsáveis socialmente e com habilidades e competências para a atuação nas diversas áreas da nutrição

O Currículo do Curso de Nutrição da UNIRB contempla à identidade dos cursos de Nutrição de âmbito nacional, às crescentes e dinâmicas transformações no campo da Nutrição e às especificidades das demandas locais. Resumidamente o currículo é composto de disciplinas do núcleo básico de formação; disciplinas profissionalizantes; estágios curriculares supervisionados; trabalho de conclusão do curso (TCC) e atividades complementares.

Quanto às demandas nacionais e internacionais, as pesquisas na área da saúde pública mostram um perfil epidemiológico nutricional e da situação alimentar preocupante, suscitando a participação dos nutricionistas em: políticas, programas e ações voltadas para o coletivo; no combate das deficiências nutricionais; e no combate aos agravos associados diretamente a transição demográfica e ao envelhecimento populacional, tais como: excesso de peso, diabetes, hipertensão, dentre outros; no desenvolvimento de novos estudos.

Em relação às demandas locais, apontamos o fato do estado da Bahia, e especialmente a cidade de Salvador destacar-se nacionalmente no turismo. Essa posição no turismo amplia ainda mais o mercado de trabalho do nutricionista, seja no setor comercial - hotéis, restaurantes – seja na vigilância sanitária. Acrescentamos ainda que segundo dados do IBGE (2002), 32% da população apresenta uma média salarial inferior a um salário mínimo, sendo esta parcela populacional uma clientela de atendimento nos serviços públicos, particularmente nos serviços de saúde.

O Curso de Nutrição da UNIRB apresenta uma proposta inovadora e pertinente, disponibilizando no 1o. semestre, disciplinas fundamentais para a formação acadêmica e profissional: História da Nutrição e Metodologia do Trabalho Científico. A primeira oferece bases para uma análise histórica da nutrição enquanto ciência e profissão e ainda possibilita ao aluno à compreensão do projeto pedagógico do curso e da sua futura profissão. Estrategicamente a Disciplina Metodologia do Trabalho Científico, encontra-se alocada no início do curso visando fornecer conhecimentos que permitam aos graduandos desenvolver habilidades lógica, metodológica e crítica, estimulando “precocemente” condutas pautadas em evidências científicas.
 
A UNIRB implantará o NIPESNUT (Núcleo Integrado de Pesquisa, Ensino e Serviços em Nutrição), agregando as atividades de pesquisa, ensino e extensão, TCC, atividades complementares e iniciação científica, e também atendendo aos compromissos sociais, no estímulo à pesquisa e na prestação de serviço à sociedade, atuando em todas as fases de promoção a saúde.

 

Ato Regulatório do Curso

Reconhecido pela PORTARIA Nº 275, DE 20 DE JULHO DE 2011

 

 

  Portaria: nº 849/2006
  Duração: 4 anos
  Períodos: matutino
  Número de vagas: 160 vagas
  Coordenador(a):
Emerson Ornelas Palmeira
  Tel: (75) 3421-6665
* Matriz Curricular
Mensalidade: R$ 940,00
Corpo Docente
Portarias
PPC (Disponivel no portal docente e discente)