ENGENHARIA QUÍMICA

A UNIRB oferece o curso de Engenharia Química em decorrencia da busca de uma consolidação como uma Instituição formadora de profissionais competentes em áreas que se mostrem comprovadamente estratégicas para o desenvolvimento do Estado da Bahia. Sempre com a concepção de que formar profissionais competentes na área de Engenharia Química significa habilitá-los a compreender e resolver situações complexas e interdependentes dentro de um contexto sócio-político-econômico no qual as organizações estão inseridas.

Concebe-se também, que os profissionais formados, são formadores de opinião, suas ações e concepções difundirão valores e práticas que influenciarão significativamente a natureza das políticas socio-econômico-ambientais adotas assim como da organização em que
atuarão. Portanto, acima de tudo, serão profissionais com responsabilidades em moldar e definir as concepções de homem e de organização.

A Bahia vem se consolidando no setor Químico e Petroquímico que hoje responde por quase metade da produção industrial e um terço das exportações do Estado concentrando a produção em grandes corporações e em produtos de primeira e segunda geração.

Assim, fica a responsabilidade do profissional que conscientemente defina uma linha de atuação pautada nos valores éticos e de responsabilidade social.

 

Ato Regulatório do Curso

Autorizado pela Portaria Nº 173, de 7 de março de 2008, publicada no D.O.U. de 11 de março de 2008.

 

  Duração: 5 anos
  Períodos: matutino e noturno
  Número de vagas: 200 vagas
  Gestor: Saulo Bispo dos Reis

Saulo Bispo dos Reis possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV/RJ (1995). Foi professor ajunto dos Departamentos de Economia e de Engenharia Civil da UFS (1980/2003), coordenador e professor do Curso de Economia da UNIT (1988/2001), coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção da FANESE/SE (19998/2000), coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção da ENEB/BA (2001/2011), professor do Curso de Engenharia Civil do IFS (2011/2012), professor da UNIRB/Alagoinhas/BA e professor do Curso de Graduação Engenharia de produção da FANESE/SE (2010). Foi coordenador de Projetos Especiais da ENERGIPE/SE (1993/1998), coordenador da Unidade de Planejamento de Turismo da SEPLANTEC/SE, diretor executivo da Escola de Negócios do Estado Bahia-ENEB e professor e coordenador do Curso de Engenharia de Produção da ENEB/BA (2010/2011), tendo orientado mais de 30 TCC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de carne de cordeiro, automação, reciclagem, manutenção industrial e emprego e na área de projetos industriais e sociais, com mais de 20 relatórios técnicos elaborados. Atualmente é Coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB.

Mini Currículo
  Tel:3368-8300
Matriz Curricular
Mensalidade
Corpo docente
PPC (Disponivel no portal docente e discente)